sobre
Agatha de Faveri (1988) é artista plástica, muralista e ilustradora.
Nasceu em Santo André – São Paulo, graduada em Moda (Senac Santo Amaro). Desde 2014, se dedica à pintura cuja expressividade nas pinceladas, texturas e muitas camadas de tinta fazem parte da sua estética, sobretudo com técnicas de pintura em acrílica, óleo e spray.
A relação com a arte urbana é enfatizada com a narrativa dentro do universo feminino, com retratos que buscam falar sobre encorajar e ser mulher na contemporaneidade. A presença de palavras está ligada à força inspiracional e poética, buscando a reflexão, quase que como um lembrete a si mesma.
É guiada pelo sentir, sensibilidade e afeto é o que regem suas criações.
Já realizou exposições em Santo André, São Paulo, Rio de Janeiro, e em países como Finlândia, Japão e Portugal. Enviou obras para clientes nos EUA, México e França e tem no currículo trabalhos para Adidas, Rock n´Rio, Lollapalooza, Nestlé, Gucci, Chillie Beans, SPFW, Bauducco, BIC, Facebook, entre outras.
Statement
Como uma flor desabrochando me abro para o mundo, exteriorizando o que antes estava em subterfúgio. Me conecto à capacidade intuitiva e à percepção sutil de uma busca de mim incessante.
Dentro do labirinto do meu eu, tenho a chave que desbloqueia cada porta, revelando corredores antes desconhecidos. Infinitos caminhos da própria essência. Há muitos de nós dentro de nós.
Minha pesquisa tem sido em volta da busca interna e do equilíbrio entre os nossos eus, e o quanto isso influencia o mundo exterior e ou quem está ao nosso redor. Explorar todo potencial que podemos atingir e muitas vezes as limitações são colocadas por nós mesmos, seja por crenças limitantes, seja por medo de mostrar o que existe no intrínseco, no visceral, no mais profundo que existe em nós.
Tudo isso em volta do universo feminino, que é ainda mais misterioso, ainda mais intuitivo e forte. A força e a coragem feminina sempre foi algo que me instigou. A busca da liberdade das amarras sociais que muitas vezes nos oprimem. A procura de mim mesma me fez criar asas, me fez acreditar que podemos tudo. Mulher é arte, mulher é poesia, é afeto, é sensibilidade.
Currículo
Exposições individuais:
2024 – Reflections:
Curadoria de João Vilela – RAW Culture. Lisboa, Portugal
2023 – Poesia em versos livres:
Curadoria de Douglas na Galeria HeadArts. Santo André, SP
Principais exposições:
2024 – Expo arte
Curadoria de Eduardo Monaco na Art Lab Gallery. São Paulo, SP
2024 – AVA Gallery – Circuito Finlândia e Osaka
Curadoria de Edson Cardoso. Rio de Janeiro, RJ
2020 – Expo Arte – Oscar Freire
Curadoria de Eduardo Monaco na Vanzak Gallery. São Paulo, SP